Terra Magazine

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Como a cafeína afeta o desempenho nas lutas

Tags: - Guga Noblat às 03:12:30

Por Leandro Paiva, colaborador especial do blog e autor do livro Pronto Pra Guerra:

Neste vídeo (clique aqui), observamos uma espécie de planta, na qual seus frutos (Guaraná) são ricos de um princípio ativo valorizado na medicina e nos esportes: a cafeína.

A cafeína é a droga mais utilizada no mundo, comumente ingerida no café, chá, refrigerantes, bebidas energéticas, etc.

Na Tabela adiante, apesar de não constar a quantidade de cafeína contida no guaraná em pó “natural” da Amazônia, registre-se que possui, aproximadamente, o dobro da quantidade encontrada no café.

Apesar de existir em formulações, comercializada como medicamento (comprimido ou cápsula), a sugestão é de que seja utilizada naturalmente, por meio de bebidas e/ou alimentos sólidos como os presentes na Tabela adiante ou mesmo pelo guaraná natural.

Existem indícios de que, em função da ingestão aguda de cafeína, ocorra aumento da força muscular e maior resistência à instalação do processo de fadiga muscular. Sugere-se que isso ocorra principalmente pela ação direta da cafeína no Sistema Nervoso Central (SNC).

Desse modo, a utilização de cafeína tem se mostrado eficiente para retardar o aparecimento da fadiga e aumentar o poder contrátil do músculo esquelético e/ou cardíaco, inferindo, portanto, na melhora da capacidade de realizar trabalho físico, embora a maioria dos estudos não seja conclusiva com relação aos mecanismos responsáveis por esses efeitos.

A cafeína age positivamente sobre a percepção de dor e esforço percebido durante o exercício. Também pode melhorar os aspectos cognitivos do desempenho, tais como a atenção e concentração, principalmente quando o lutador não tem dormido bem. A partir de 2004, deixou de constar na lista de substâncias proibidas da AMA (Agência Mundial Antidoping).

É evidente na literatura os efeitos da cafeína sobre a performance em exercícios aeróbios e anaeróbios. Parece produzir efeitos benéficos tanto nos exercícios mais curtos e de alta intensidade, assim como nos esforços submáximos, inclusive, em exercícios intermitentes (com interrupções), similar aos esforços realizados nas lutas.

Entretanto, esses efeitos foram mais notórios em atletas de elite que não ingeriam cafeína regularmente. Além disso, sua aplicação é mais eficiente quando ingerida antes e/ou durante o exercício em quantidades moderadas (1-6 mg por kg de massa corporal).

Se o lutador se abster de cafeína pelo menos 7 dias antes de sua utilização vai dar maior chance de otimizar o efeito agudo de melhora do desempenho. Assim, como forma alternativa de uso, poderia reiniciar com quantidade mais baixa, aumentando gradativamente para evitar intolerância ao longo de 3 ou 4 dias, pouco antes do treinamento se tornar mais intenso.

Para concluir, salientamos que, apesar do índice não ser elevado, já existe na literatura (Ros et al., 2006) registro de consumo de cafeína com intuito de aumentar a performance por atletas de elite de Luta Olímpica.

Absorção:

Parece alcançar concentração máxima entre 15 e 120 minutos após a ingestão. Boa parte dos estudos utiliza o intervalo de 60 minutos entre a ingestão de cafeína e o início do exercício, pois este parece ser o tempo em que se observa a maior concentração de cafeína na corrente sangüínea.

Principais reações adversas:

Enjôos, taquicardia, nervosismo, agitação, dificuldade para dormir (estimulação do SNC), vômitos (por irritação gastrintestinal), náuseas.

Sinais de superdosagem:

Dor abdominal gástrica, agitação, ansiedade, febre, confusão, cefaléias, taquicardia, irritabilidade, centelhas de luz nos olhos.

Precauções:

Suspender se apresentar pulso rápido, enjôos ou batimentos cardíacos extremamente fortes. Com o uso prolongado pode-se produzir hábito ou dependência psicológica.

Contra-indicações:

A relação risco-benefício deve ser avaliada na presença de doença cardíaca grave, disfunção hepática, úlcera péptica, hipertensão e insônia.

Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra.  Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes. Ele colabora com este blog semanalmente. Leia outros textos dele aqui. Para saber mais sobre o autor e o livro entre em http://www.prontopraguerra.com.br/

Blogs que citam este Post

26 Comentários »

  1. Existem outras formas de se obter um grande potencial e um ótimo resultado em quaisquers atividades físicas sem a necessidade de uma super dosagem de Café, que em muitas pessoas pode trazer mais males do que benefícios.

    Comentário por Renan — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 15:04:57

  2. Massa corporal equivale ao peso né…
    Ou é aquela medida que só sai na avaliação física??

    Comentário por Victor — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 15:35:47

  3. Não entendo essa relação da cafeína no atleta,ja existem pesquiza contrárias dizendo q a cafeína ñ é boa,principalmente para atletas q usam suplementos como a creatina,ela corta os efeitos da creatina.realmente agora já ñ sei…

    Comentário por Grace — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 16:48:38

  4. Na academia que frequento, os estagiários fazem café e bebem de montão para obter melhores resultados na esteira. Eu passei a ingerir guaraná em cápsulas, cerca de 1 hora antes do treino.
    Gostaria de saber em quanto tempo ocorre a tolerância do organismo, e de quanto em quanto tempo eu deveria “dar uma pausa” na utilização do guaraná.

    Já senti realmente tontura e taquicardia, bem como irritação decorrente da cafeína hehe.

    Comentário por Carlos — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 16:55:17

  5. Eu tenho tomado cafeína antes de fazer musculação e estou achando bom. Como já tem mais de um mês, nem acho que possa ser algum efeito psicológico.

    Eu tomo através de bebidas energéticas (aqui é barato), então faltou falar sobre elas. Eu acho que o Red bull (de 450ml) tem um pouco menos de cafeína, mas eu tenho um energético local aqui (de 500ml) que tem 160mg de cafeína. Abs.

    Comentário por Pedro NZ — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 17:31:39

  6. Caro editor, gostaria de informar que a foto da fruta de qual se extrai a cafeína é o café, e a foto acima é do fruto da guaraná.
    apesar da semelhança de cor das frutas maduras café é café e guaraná é guaraná.
    Cuidado ao editar essas imagens, pois as vezes pessoas que procuram o site para pesquisas escolares podem acabar tendo problemas na escola ao colocarem imagens que não são do fruto em questão.

    Comentário por Junior — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 17:33:12

  7. O Red Bull tem 80mg por 250ml, então tem a mesma qtd que o energético que eu falei anteriormente.

    Comentário por Pedro NZ — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 17:38:26

  8. Excelente !!

    Primeiro pela boa dica do Livro e segundo pelo alerta , porquê a anos aqui em Maues no Amazonas onde moro, tenho o hábito de no decorrer do dia de ingerir bastante Guarana em pó de várias maneiras e em quantidades que chegam a uma colher de sopa.
    A matéria do Leandro me despertou para a possibilidade, de eu estar caminhando em lago de gelo fino e ” tomando guanará ” .

    Um abraço Amazonico a todos

    Comentário por Ollivier Levy — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 19:20:45

  9. já que o café contém maior quantidade de cafeína,não seria mais claro ter posto um ramo de café na foto do que um ramo de guaraná?

    Comentário por felipe — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 19:41:46

  10. Além de profissional liberal, sou produtor de café, Eu particularmente desconheço essa fruta que colocaram no saite (Cafeína), na minha opinião deveria colocar Ramos de Café, Bonitos, Maduros, isso o Brasil, tem de sobra.

    Essa fruta que foi colocada, parece Guaraná.

    Comentário por LUIS CARLOS TOSE — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 20:19:02

  11. po que legal essa materia pois sou praticante de jiu jitsu e musculação, e adoro café cara, ja ouvi falar que o café até previne o cancer de prostata, pra nós homem isso é uma beleza, qualidade de vida aliada a algo saboroso!!

    Comentário por thiago Aguera — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 21:14:00

  12. APÓS TER CONCLUÍDO MEU DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE HARVARD NOS USA, POSSO LHES AFIRMAR O SEGUINTE:
    sei lá,entende?

    Comentário por CHICO — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 21:25:18

  13. Agora falando em UFC 108, acho que os americanos (pra variar) estão botando muita fé no Rashad e esquecendo do Thiago. Vi algumas entrevistas do Rashad e não achei que ele ficou mais humilde após a derrota pro Lyoto. Acho que ele tem que perder mais uma, e por nocaute, pra acordar pra realidade.
    A realidade é que, se Thiago ganhar essa luta, os 3 melhores lutadores da categoria já estarão estabelecidos… E todos brasileiros! Isso destrói o orgulho americano…

    Comentário por Rodrigo do Tatuapé — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 21:59:11

  14. os efeitos do café já são conhecidos principalmente combinados com o femproporex mas para atletas já vira algo estritamente proibido pois vira dopping vide o caso do dodo que começou a jogar muito e quando viram era cafeina e femproporex

    Comentário por edu rf — segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 @ 22:57:43

  15. Observação: a foto divulgada refere-se ao guaraná e não ao pé de café.

    Comentário por carina — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 00:00:43

  16. Posso afirmar com toda certeza que o café nos traz alguns beneficios que se quer poderia imaginar. Certo dia estava esperando minha namorada em uma cafeteria, e, quando vi ja havia tomado 4expresso duplo.Devo dizer que isso me troxe um desempenho sexual como nunca antes havia acontecido.
    Isso é extremamente serio, pois fiz este teste mais 2 vezes e deu positivo. parei com isso com medo de me tornar dependente.
    Abraços.

    Comentário por Luciano Machado — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 00:01:18

  17. AQUILO ALI NA FOTO NÃO É GUARANÁ NÃO?

    UASHOHSAUOSAHOSAHUS

    Comentário por Felipe — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 01:35:40

  18. Ei Guga! Você acha que o Casseano Tchichyo (desculpa a ignorancia) está num nivel que possa lutar em um evento internacional tipo Strike Force ou UFC??

    Guga Noblat Reply:

    Tem condições de lutar nesses eventos. Tem cartel e experiência pra isso. abraço

    Comentário por Diego Core — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 06:53:30

  19. Gente!!!! A foto é de guarajá. E café.

    Guga Noblat Reply:

    A matéria fala sobre café e guaraná.

    Comentário por Rosi — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 08:03:11

  20. Gente!!! A foto é de guaraná. E nao tem nada a ver com café!

    Comentário por Rosi — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 08:05:03

  21. cafe guarana cafeina tudo igual, bebo tudo e não me fas mal, a alegria é total.

    Comentário por Telmo Lopes — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 09:49:40

  22. Gostaria de saber a dose ideal ?
    Vou utilizar uma formulação com 280 mg de cafeína + Guaraná.

    Comentário por Roberto — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 11:45:31

  23. Meu primo, o Emialenco Fedôr, assim como eu sabe que ganhamos todas as lutas com a mente focada e bem preparada. O meu primo Fedor deu uma entrevista aqui no Mano a Mano que mostra isso claramente, que a luta é ganha antes, com a cabeça e nao com cafe ou guarana. Assim como eu, o primo sabe que o cafe pela manha ”e para descarregar no vaso antes de comecar o dia, por isso o nosso sobrenome de campeão. É Isso ai primo!!! Nós ganhamos todas e eles que fiquem no cafe, cha guarana, coca-cola, …

    Comentário por Fedor — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 15:46:01

  24. pessoal prestem atenção na matéria pois ela fala também de onde pode ser encontrado a cafeina e o guarana aparece pois contém mais cafeina que o próprio café

    e por sinal outra vantagem pro guaraná é que dá pra tomar gelado

    Comentário por edu machado — terça-feira, 29 de dezembro de 2009 @ 17:12:45

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol